City and Spectacle: A Vision of Pre-Earthquake Lisbon (Actualização para VMSS 2009)

Para esta fase seguinte do projecto, a reconstrução virtual do lado nascente do Terreiro do Paço antes da sua destruição pelo terramoto de 1755 foi actualizada a partir de nova investigação que corrigiu os esboços anteriores.

As fachadas da Ópera do Tejo foram refeitas, assim como os Jardins do Paço. A Torre de Relógio de Canevari foi modelada de forma mais precisa. Graças a uma planta razoavelmente detalhada da Igreja da Patriarcal, toda a envolvente foi refeita do zero, com as fachadas ocidentais inspiradas por uma gravura existente que mostra um dos edifícios que se manteve. A planta também mostra uma localização muito mais precisa da Rua da Capela na década antes do terramoto, o que implicou uma alteração de fundo do modelo existente da rua.

Tendo a Linden Lab desenvolvido um motor de renderização mais avançado para a aplicação de visualização do Second Life, as novas imagens, assim como o vídeo abaixo, já mostram as sombras a serem projectadas. A tecnologia que serve de base ao projecto foi actualizada para a versão 0.6.6 do OpenSimulator.

Desenvolvido para o CHAIA (University of Évora) por Beta Technologies,  o projecto foi apresentado no 15th International Conference on Virtual Systems and Multimedia (VSMM 2009), em Viena de Áustria, de 9 a 12 de Setembro de 2009.

Vídeo

Deixar uma resposta